terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nova lente de contato permite ler textos flutuantes

Uma nova geração de lentes de contato, que projetam imagem na frente dos olhos, está mais próxima de chegar ao mercado. Testes com animais já foram bem-sucedidos, segundo pesquisadores da Universidade de Washington. A tecnologia pode permitir que seus usuários leiam textos flutuantes ou aumente o seu campo visual com imagens geradas em computador, no melhor estilo "Exterminador do futuro".

Embora o sistema já seja considerado seguro, ainda há alguns ajustes a serem feitos, como encontrar uma fonte de energia para alimentá-lo.

Atualmente, o protótipo funciona a poucos centímetros de distância de uma bateria sem fio. E seu microcircuito só é suficiente para um diodo emissor de luz, segundo artigo publicado no "Journal of Micromechanics and Microengineering".

Os pesquisadores, porém, estão otimistas com os resultados dos testes feitos com coelhos. Eles acreditam que centenas de pixels a mais podem ser incorporados às lentes para que elas produzas complexas imagens holográficas. Motoristas, por exemplo, poderiam usá-las para ver que direções poderiam tomar - ou então, para projetar em sua tela a velocidade em que estão andando.

As lentes também poderiam levar o mundo dos jogos virtuais a um novo nível. E, também, proveriam informações médicas atualizadas, como o nível de açúcar no sangue, ligando biosensores ao corpo do usuário.

"Nossa próxima meta é incorporar alguns textos pré-determinados a essas lentes", explica o pesquisador Babak Parviz.

Segundo ele, sua equipe já está superando obstáculos como este, fazendo com que o olho humano consiga concentrar-se em imagens geradas em sua superfície. Normalmente, nós podemos ver claramente apenas objetos que são mantidos a alguns centímetros de nossos olhos.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário