LONDRES - Os serviços de segurança do Reino Unido investigarão cerca de 500 mil pessoas, entre atletas, voluntários e seguranças, antes da realização dos Jogos Olímpicos de Londres, informa nesta quarta-feira (06) o jornal britânico "The Guardian".
A Polícia britânica e o serviço secreto MI5 averiguaram todas as pessoas que vão estar presentes nos espaços olímpicos, desde os trabalhadores das instalações até os atletas e treinadores dos mais de 200 países que estarão na competição. Em um processo de investigação pessoal que pode ser comparado com o usado durante a Segunda Guerra Mundial, o Ministério do Interior já negou aproximadamente 100 credenciais para as Olimpíadas.
A maioria das reprovações de credenciamento possuem uma relação direta com os registros criminais dos investigados, embora alguns casos acabem sendo motivados pelas suspeitas do MI5, que pode considerar alguns indivíduos perigosos para a segurança nacional. Os responsáveis pela segurança dos Jogos Olímpicos investigam em especial aquelas pessoas que se ofereceram para trabalhar como voluntários nos espaços olímpicos.
Segundo a polícia local, essa seria a maneira mais fácil dos terroristas terem acesso aos estádios durante os Jogos. Esse processo de investigação foi iniciado ainda em outubro e, até o momento, dois terços das pessoas já foram analisados. O restante dos processos de investigação deverá ser concluído nas próximas semanas.
Entre as pessoas que ainda não foram submetidas à investigação da polícia e dos serviços secretos se encontram os 10 mil trabalhadores da empresa de segurança privada G4S, que reforçará o contingente nos espaços olímpicos. Os 70 mil voluntários recrutados pelo Comitê Organizador (Locog) que, entre outros trabalhos, participarão dos controles de segurança na entrada dos estádios, também estão sendo avaliados. Junto com o transporte, a segurança é uma das maiores preocupações das autoridades britânicas para os Jogos Olímpicos, que ocorre entre os dias 27 de julho e 12 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário