quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Junior Matuto abre 26 pontos à frente de Leite

Faltando pouco mais de uma semana para as eleições, o candidato a prefeito de Paulista pelo PSB, Junior Matuto, aumentou a vantagem que conquistou na disputa, ao atingir 49% das intenções de voto, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Exatta. O socialista está no primeiro mandato de vereador e é estreante numa eleição majoritária. O deputado Sérgio Leite (PT) é o preferido para 23% dos eleitores e está 26 pontos percentuais atrás de Matuto.

Comparando com o último levantamento realizado no município e publicado na Folha de Pernambuco no dia 5 de setembro, é possível observar o movimento que ocorreu em Paulista para chegar ao cenário atual. No início do mês, Junior Matuto já havia ultrapassado o candidato petista e tinha dez pontos percentuais de vantagem. O socialista, naquela ocasião, obteve 43% das intenções de voto contra 33% de Leite, que já está na sua terceira tentativa de conquistar a Prefeitura de Paulista.

Ainda de acordo com a consulta, o postulante do PMN, deputado Severino Ramos, registrou um índice de 5%, mesmo percentual obtido pelo candidato na pesquisa divulgada no último dia 5 de setembro. A mesma situação se observa com o prefeiturável Nena Cabral (PRTB), que pontuou agora e na pesquisa passada com apenas 1% das intenções de voto. Quatorze por cento dos entrevistados pelo Exatta revelaram a intenção de votar em branco ou nulo e 8% não souberam responder a pergunta ou não opinaram. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 de setembro, com 400 eleitores, o que confere a ela uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.

Separando os eleitores pela idade, a melhor colocação do candidato socialista ficou entre os entrevistados na faixa que vai dos 25 aos 34 anos, onde figurou com um percentual de 51%. Já o seu principal opositor, Sérgio Leite, obteve seu maior índice de intenções de voto no grupo com idades que variam de 16 a 24 anos, onde registrou 30%. O postulante do PMN ficou mais bem posicionado entre os entrevistados com idades que vão dos 35 até os 44 anos (10%). E, finalmente, o prefeiturável Nena Cabral registrou seu melhor desempenho no grupo mais jovem, com idades que variam de 16 a 34 anos (3%). 

ESPONTÂNEA
Na consulta espontânea, que é aquela em que o pesquisador não apresenta os nomes dos candidatos ao entrevistado, a diferença entre os dois principais candidatos cai de 26 para 23 pontos percentuais. Neste cenário, Junior Matuto registrou 45% das intenções de voto contra 22% do postulante petista. Já Nena Cabral figurou com o mesmo percentual da pesquisa estimulada, ou seja, 1%. Severino Ramos também obteve o percentual idêntico nos dois cenários, que foi de 5%. Ainda segundo a pesquisa, 14% dos eleitores afirmaram que irão votar em branco ou nulo e 12% não souberam responder ou não opinaram sobre o tema. Entre os entrevistados pelo Exatta, 77% garantiram que a decisão em votar no candidato escolhido é definitiva, enquanto 23% admitiram que podem mudar de opção, até o dia 7 de outubro.

Fonte:  AMANDA SEABRA, da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário