sábado, 15 de dezembro de 2012

ONU condena massacre em escola nos EUA

Nações Unidas - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, qualificou de "atroz" a morte de crianças no tiroteio que nesta sexta-feira (14) deixou 27 vítimas fatais em uma escola na cidade de Newtown, em Connecticut (EUA). Ban disse que o fato de as crianças terem sido o alvo da matança "é atroz e impensável", segundo um comunicado divulgado por seu porta-voz.

O tiroteio causou a morte de 20 crianças, 
seis adultos e do suposto autor, que aparentemente se suicidou. Além disso, o autor pode ter matado sua mãe antes do ataque na escola. O secretário-geral enviou condolências às famílias das vítimas e às de todos os afetados por esse "horrendo crime". O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, enviou neste sábado um telegrama de condolências ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

É um episódio "especialmente doloroso e triste" por se tratar da vida de crianças, ressaltou Rajoy em sua mensagem, na qual expressou seus mais sinceros pesar e consternação "pelo terrível massacre" e pediu a Obama que transfira as condolências do Executivo espanhol às famílias das vítimas. "Se fatos como este são sempre dolorosos, são especialmente tristes e desoladores quando são vidas de crianças as que se perdem", manifestou Rajoy na mensagem.

O chefe do Executivo espanhol solicitou a Obama que, nestes difíceis momentos, transfira aos familiares das vítimas "a solidariedade e proximidade do povo da Espanha" e o desejo "de uma pronta recuperação das pessoas que ficaram feridas". O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tambem expressou neste sábado suas condolências a Obama pela tragédia.

De acordo com o comunicado divulgado pelo serviço de imprensa da Presidência russa, o líder do Kremlin lamentou que a maioria das vítimas do massacre tenham sido crianças. Putin pediu a Obama que transmita suas condolências aos familiares das vítimas e ao povo americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário