terça-feira, 24 de abril de 2012

Em Cuba, Hugo Chávez joga bocha e diz confiar em cura

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apareceu nesta terça-feira em um vídeo jogando bocha e conversando com familiares e subordinados, em mais uma tentativa de calar os rumores sobre uma piora na sua saúde. O vídeo foi gravado em Cuba, onde Chávez se submete a um câncer contra um tumor
 de natureza não revelada.
Horas antes, o governo havia divulgado fotos das mesmas cenas e na segunda-feira Chávez participou por telefone de uma entrevista coletiva, após nove dias de silêncio, o que deu motivo a vários boatos nas redes sociais, inclusive sobre a sua morte.
"Continuamos no tratamento, enfrentando dificuldades, governando, tomando decisões dentro do âmbito da Constituição e das leis, em função sempre do povo venezuelano", disse Chávez, de 57 anos, que tinha aspecto sadio e usava traje esportivo. O vídeo, numa versão editada de 13 minutos, foi transmitido pela rede estatal VTV.
Ele também aproveitou para lembrar que as pesquisas lhe dão amplo favoritismo contra o oposicionista Henrique Capriles nas eleições presidenciais de setembro.
"Estou seguro de que Cristo meterá sua mão para que esse tratamento que estamos seguindo rigorosamente tenha supremo êxito, e eu possa continuar redobrando a marcha com este amor e esta fé na vida", disse o líder socialista, que prometeu regressar na quinta-feira a Caracas, para então voltar dois dias depois a Havana para novos exames.
Em determinado momento do vídeo, Chávez, que nos últimos meses tem adotado um discurso fortemente católico, se encomenda a Cristo e beija um crucifixo. Ele então conta que foi a mesma cruz que ele beijou em 13 de abril de 2002, quando voltou ao poder após um breve golpe de Estado contra si.
"Os que começam a lançar rumores será que acha que estou aqui comendo manteiga? Este é um tratamento de radioterapia, pergunte a qualquer um que já tenha passado por isso. Querem que eu coloque quatro sacos de cimento e saia dando uma demonstração de força?"
O vídeo foi gravado na tarde de segunda-feira em Havana, e Chávez aparece cercado por suas filhas, seu neto, um genro, seu irmão Adán e o chanceler Nicolás Maduro, jogando bocha, rindo e conversando amenamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário