segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mais de 30 reeducandos que fugiram da Funase do Bongi ainda permanecem foragidos

Até o início da noite deste domingo (18) ainda permaneciam foragidos mais de 30 reeducandos do Centro de Internação Provisória (Cenip) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), localizado no bairro do Bongi, na Zona Oeste do Recife. A fuga de 98 internos ocorreu durante a madrugada e, ao longo do dia, foram recapturados 62 desses jovens.
Os internos escaparam por volta da 1h30 após terem quebrado os cadeados do Pavilhão A, passarem pela quadra e escalarem o muro que leva até a avenida Abdias de Carvalho. No momento da ação, apenas 17 agentes estavam na unidade. Os garotos teriam se aproveitado da quantidade reduzida de agentes e provocaram um motim.  O Batalhão de Choque foi acionado na tentativa de conter um tumulto maior, mas de fato atuou, junto com o 12° Batalhão de Polícia Militar, na captura dos fugitivos pelos bairros vizinhos.
A abertura de um inquérito administrativo já foi solicitado pelo presidente da fundação, Eutácio Borges. As investigações serão coordenadas pela Gerência de Proteção à Criança e ao Adolescente (GPCA). Um inquérito civil, que ficará sob a responsabilidade do Instituto de Criminalística (IC), também foi pedido. Uma possível facilitação de funcionários da Funase para a fuga também será investigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário