Brasília.- A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira uma lei que cria o chamado Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no qual serão investidos R$ 24 bilhões até o ano 2014.
"É um plano estratégico para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento tecnológico do país", declarou Dilma em um ato público no Palácio do Planalto, durante a apresentação das linhas mestras do programa.
Para a chefe de Estado, com este novo plano se pretende "formar e capacitar cada vez melhor os trabalhadores" e prepará-los para o desafio tecnológico do século 21.
"Brasil é um grande produtor de matérias-primas e deve ter muito orgulho disso", mas também deve preparar seus jovens para "a economia do conhecimento, com sofisticação tecnológica", disse o governante.
Segundo o Governo, o programa quer incentivar o estudo e melhorar a capacitação dos jovens de classes mais baixas, além de promover a inserção deste público no mercado de trabalho e servir para fortalecer os planos oficiais de distribuição de renda.
"O objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio", indicou a Presidência em comunicado.
Conforme o documento, a maior parte do investimento será destinada as regiões Norte e Nordeste.
A previsão é construir nesses estados 208 novas instituições públicas de ensino técnico, 35 já estão em execução e devem começara a funcionar em 2012.
Além da construção de escolas técnicas, o programa vai financiar os estudos técnicos de jovens e adultos das classes mais baixas, com preferência para os que têm renda de até R$ 70 por mês.
Fonte: Agência Efe
Nenhum comentário:
Postar um comentário