quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Vacina contra HPV entra no calendário americano

As autoridades americanas de saúde passaram a recomendar que todos os meninos sejam rotineiramente vacinados contra o papilomavírus humano, ou HPV. A vacina contra HPV já havia sido recomendada para meninas e mulheres jovens desde 2006, principalmente para prevenir o câncer cervical. Mas nunca as autoridades de saúde haviam expressamente incentivado a vacina para meninos, dizendo apenas que eles "poderiam" receber o medicamento para proteção contra verrugas genitais e câncer e para ajudar a prevenir a propagação de HPV.
No lançamento de um novo calendário de vacinação na semana passada _ publicado no semanário “The Annals of Internal Medicine” _, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) usou uma linguagem muito mais forte, veemente, recomendando explicitamente a vacinação contra o HPV para meninos de 11 a 12 anos de idade e complementação de vacinação para os garotos entre 13 e 21 anos.
O movimento para incluir a vacina contra HPV no calendário dos adolescentes americanos surgiu porque as autoridades de saúde foram influenciadas por dados coletados nos últimos dois anos, que mostram que a vacina é "muito eficaz" na prevenção de verrugas genitais em homens e mulheres e também na detecção de tendência para alguns tipos de câncer, segundo a pesuisadora Eileen Dunne, que trabalha no CDC. A infecção por HPV pode aumentar o risco de vários cânceres, incluindo câncer cervical, anal e orofaríngeo (que afectam a parte posterior da língua e da garganta).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário