sábado, 17 de março de 2012

Licitação prevê melhorias no transporte público do Grande Recife

Será no dia 3 de abril a audiência pública para apresentar à sociedade os parâmetros e diretrizes que vão reger o edital de licitação para a contratação das empresas que vão operar as linhas de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR). Nesta sexta-feira (16) foi assinada, no Palácio do Governo de Pernambuco, a convocação da reunião, que será publicada no Diário Oficial do Estado e da União neste sábado (17). Estiveram presentes na solenidade o governador Eduardo Campos, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiro, o vice-prefeito do Recife, Nilton Coelho, e o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes. Todos assinaram a convocação da audiência.
A licitação vai regulamentar a prestação dos serviços por parte da iniciativa privada, que hoje funciona por meio de um sistema de permissão dado a 18 empresas, que, juntas, operam 385 linhas e possuem três mil veículos. A proposta do Grande Recife Consórcio estabelece que cada empresa ou consórcio de empresa vencedora opere sete lotes com, aproximadamente, 50 linhas
A licitação do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR é a maior concorrência pública em volume de recursos já realizada em Pernambuco, com o custo estimado em R$ 15 milhões. Os contratos serão de 15 anos para as empresas vencedoras, podendo ser renovado por mais cinco anos. A disputa será aberta para a participação de empresas nacionais e internacionais. "Essa abrangência é boa para que a verdadeira concorrência aconteça e os contratos favoreçam a combinação de técnica e preço", disse o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário