Briga com Mourinho marca carreira de novo técnico do Barça
O Barcelona anunciou nesta sexta-feira que o técnico Pep Guardiola não renovará seu contrato, que acaba no dia 30 de junho. Muito se comentou de que Andrés Villas-Boas, Marcelo Bielsa e Luís Enrique poderiam assumir o comando da equipe, mas o diretor esportivo do clube, Andoni Zubizarreta, surpreendeu e afirmou que o auxiliar Tito Vilanova será o substituto no comando do Barça.
Criado nas categorias de base do Barcelona, Francesc Vilanova i Bayo, 42 anos, terá a sua segunda experiência como treinador de uma equipe principal. Depois de abandonar a carreira de jogador, o atual auxiliar de Guardiola começou a carreira de treinador no comando do Palafrugell, clube modesto que disputa as divisões regionais da Catalunha. Natural de Bellcaire d'Empordà, cidade localizada na província de Girona, Tito também passou por Figueres e Terrassa como diretor técnico, antes de voltar para o time azul-grená, em 2007.
O convite para voltar ao Camp Nou como auxiliar técnico do Barcelona B partiu de Guardiola. Tito e Pep se conheceram em La Masia, CT das categorias de base do clube. Amigos, os dois tiveram destinos diferentes na história do futebol. Se o atual treinador teve oportunidades no time principal e se tornou em um dos principais ídolos culés ao fazer parte do "Dream Team" comandado por Johan Cruyff, conquistando seis títulos espanhóis e a primeira Liga dos Campeões da equipe, em 1992, Vilanova teve que tentar a sorte em equipes menores.
Ele começou a carreira como atleta profissional no time do B do Barcelona. Sem chances no time principal, o meia foi tentar a sorte no Figueres e chamou a atenção do Celta de Vigo, onde disputou três temporadas na divisão de elite do futebol espanhol com o clube galego. Tito Vilanova ainda passou por Badajoz, Mallorca, Lleida, Elche e encerrou a carreira no Atlético Gramanet, da terceira divisão do país, em 2002, antes de tentar a carreira como treinador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário