sexta-feira, 25 de maio de 2012

Aeroporto simula acidente aéreo

Cerca de 300 pessoas participaram, durante a manhã desta sexta-feira (25), de uma simulação de acidente no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife. A mobilização fez parte de um curso da Infraero para aferir a eficiência de procedimentos utilizados em casos de emergência com aeronaves. Noventa e cinco voluntários, do próprio aeroporto, participaram da encenação, que contou ainda com agentes do Corpo de Bombeiros (CB), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Instituto Médico Legal (IML), além de taxistas credenciados e de equipes de 10 hospitais da capital.
Na situação fictícia, um avião com 40 passageiros vindos de Salvador (BA) apresenta um grave defeito num dos motores e no trem de pouso. A consequência trágica é a queda da aeronave. Uma bola de fogo se forma e bombeiros são mobilizados para tentar salvar vidas. Em 10 minutos, o incêndio é controlado e os passageiros são resgatados. O curso atendeu às recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Para Elenilda Cunha, superintendente da Infraero no Recife, o simulado foi a oportunidade de pôr à prova o preparo da comunidade aeroportuária para enfrentar situações como a encenada. "O principal ganho é ver a integração de diversos órgãos e contingentes no salvamento de vidas. Estamos melhorando a treinamento a cada ano", pontuou. O major Ayres Luna, que fiscalizou a ação do CB esta manhã, acrescentou que o principal ganho é no tempo de atendimento à ocorrência. "A gente avalia o tempo-resposta. Isso nos dá condições de amenizar os danos de um grave acidente", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário