A cápsula espacial de carga não tripulada Dragon, propriedade da empresa americana SpaceX, fez nesta quinta-feira a sua amerissagem no Oceano Pacífico depois de uma histórica missão na Estação Espacial Internacional (ISS), indicou a Nasa.
"A Dragon está na água", afirmou a agência espacial americana depois de a SpaceX ter informado sobre a amerissagem às 15h42 GMT (12h42 de Brasília), dois minutos antes do previsto.
A nave deveria amerissar a 900 quilômetros da costa do estado mexicano da Baixa Califórnia, segundo a Nasa, que esperava uma localização mais precisa por parte da SpaceX.
"Amerissagem! A cápsula Dragon da SpaceX caiu de maneira segura no Oceano Pacífico finalizando a primeira missão de uma empresa comercial para o reabastecimento da ISS", disse a Nasa em uma mensagem no site de microblogs Twitter.
A nave espacial Dragon, lançada no dia 22 de maio em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), retorna com uma carga de 660 quilos depois de transportar pouco mais de meia tonelada, marcando a primeira missão espacial a este posto orbital por parte de uma empresa privada.
O bem-sucedido voo foi considerado pelas autoridades e pelos especialistas como o início de uma nova era nos voos espaciais comerciais, na qual empresas privadas poderão substituir a Nasa no transporte de carga e tripulação ao laboratório orbital.
O fim, em 2011, do programa de ônibus espaciais da Nasa, após três décadas de serviço, deixou até agora a Rússia como única nação capaz de transportar astronautas e equipamentos à estação orbital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário