quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia Mundial sem Fumo comemorado no Recife com várias ações educativas

Você quer parar de fumar? Essa é a primeira pergunta feita aos dependentes de cigarro que procuram auxílio nos postos de saúde para se livrar do mau hábito. Se não houver o desejo do fumante, nada é efetivo contra o tabagismo que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a principal causa de morte evitável no mundo. Para alertar a população sobre os riscos e malefícios deste hábito, vários pontos do Recife tiveram ações educativas, nesta quinta-feira (31), em comemoração ao Dia Mundial sem Fumo.
O cigarro possui mais de 4,7 mil substâncias químicas em sua composição que causam agressões as células, principalmente, da boca. 90% dos casos de câncer de pulmão e de câncer de cabeça e pescoço e cerca de 30% dos óbitos por câncer em geral, são causados pelo cigarro. Uma forma de prevenção ao câncer na boca é o autoexame, que deve ser realizado uma vez por mês. “O paciente vai tocar o pescoço, garganta, orelha, puxar a língua com os dedos e se sentir qualquer alteração deve procurar o médico”, conta Wladmir.
Na praça do Livramento, um dos locais escolhidos para receber as ações educativas do Dia Mundial sem Fumo, várias pessoas paravam para receber orientações sobre os malefícios do cigarro. Quem passava pelo local podia aprender e realizar o autoexame, além de aferir a pressão. Também foi oferecido ao público mini-palestras sobre as doenças cardíacas e bucais, que são resultados do hábito. “Soube do evento e vim para fazer tudo. Sinto que o cigarro está me fazendo mal, tenho muita falta de ar”, conta o gari, João Humberto, 54 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário