De acordo com resultados divulgados nesta sexta-feira, tendo sido apuradas as urnas de 99 dos 181 conselhos municipais onde houve eleições, o oposicionista Partido Trabalhista havia eleito 470 vereadores enquanto os conservadores tinham perdido 279 cadeiras em conselhos e seus parceiros na coalizão de governo, os Liberal Democratas ficaram com 129 a menos.
De acordo com projeções da BBC, os resultados divulgados até agora indicam que os trabalhistas conquistaram uma fatia de 39 por cento dos votos em nível nacional, ou seja, 3 pontos porcentuais a mais do que na eleição anterior, de 2008, quando estavam no governo e se saíram mal nas urnas. Os conservadores, segundo a estimativa, perderam 4 pontos, ficando com 31 por cento, e os Liberal Democratas permaneceriam com 16 por cento.
Cameron espera que a provável vitória de seu candidato para a prefeitura de Londres, Boris Johnson, que tenta a reeleição e segundo as estimativas deve vencer, lhe traga algumas manchetes positivas nos jornais. Mas o mais evidente é o grande estrago para sua coalizão.
A escala dos ganhos dos Trabalhistas poderá complicar os esforços dos conservadores na próxima eleição majoritária, nas eleições parlamentares marcadas para 2015, já que uma forte presença nos conselhos municipais é uma importante plataforma para construir bons resultados em nível nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário