quarta-feira, 13 de junho de 2012

Hoje é dia de Santo Antônio

Tradicionalmente nesta quarta-feira, dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, a igreja do padroeiro de Laguna recebe visitas além do normal. E não são apenas as mulheres em busca de marido ou namorado que têm motivos para ir até a igreja, mas outras dezenas de devotos levam seus pedidos aos pés da imagem; uns solicitam a libertação dos filhos das drogas, outros pedem pela saúde de um ente querido, e outros para agradecer. “Não tem explicação a fé que tenho pelo Santo Antônio”, diz a aposentada Lúcia Moraes, 57 anos. 

Em 1676, chegou para colonizar Laguna, Brito Peixoto, devoto de Santo Antônio, que trouxe a primeira imagem do santo e dedicou a fundação ao seu santo de devoção. A partir daí, como é tradicional, já se deveria rezar, pelo menos, a Trezena de Santo Antônio.

Saiba mais - Nesta quarta-feira, feriado municipal, às 10 horas tem missa na matriz, ao meio-dia o tradicional almoço no Centro Cultural, às 16 horas tem procissão motoriza e às 19h30min, trezena.

Visitas e informações - No período de festa, o movimento é maior. Orientadores, disponibilizados pela prefeitura fornecem informações aos visitantes sobre a história, imagens do acervo e principalmente, sobre o santo. “Toda a turista solteira faz questão de bater três vezes na porta da igreja e pedir um marido”, brinca o orientador guia João Hermílio. Significados das palavras em latim e das superstições que cercam o santo movem as curiosidades dos visitantes.

Novena milagrosa das sandálias de Santo Antônio - 
Ir até a igreja do Santo Antônio é encontrar uma mistura de superstições e religiosidade. Nas terças-feiras são encontrados papéis nos bancos da novena milagrosa das sandálias do santo. Deixados na esperança de pedidos realizados.
Explica o anônimo que deve-se rezar nove terças-feiras seguidas, com a vela acesa sobre o papel em forma de sandália. Quando acabar de rezar, apagar a vela. Depois distribuir três cópias para ter a graça alcançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário