quinta-feira, 21 de junho de 2012

Prefeito ganha aliados em votação

A despeito da votação na executiva nacional do PT no início do mês, da qual saiu derrotado, o prefeito João da Costa ganhará reforço na reunião do diretório nacional da sigla, marcada para a próxima segunda-feira (25), em Brasília. Na ocasião, será julgado o recurso impetrado pelo gestor para rever a decisão do colegiado anterior, que indicou a candidatura do senador Humberto Costa para a sucessão no Recife. Desta vez, no diretório, João da Costa terá quem garanta votos a seu favor. Participarão da votação a deputada estadual Teresa Leitão, que é titular do diretório; o presidente do PT recifense, Oscar Barreto, e o integrante do diretório estadual, Gilson Guimarães - ambos suplentes. Todos estes o apoiaram na campanha das prévias. Dessa forma, ele leva a melhor entre os diretorianos de Pernambuco, que ainda conta com o próprio Humberto e o deputado federal João Paulo, que é seu aliado.
A tarefa do prefeito, porém, é complicada. Todos os 21 membros da executiva nacional também integram o diretório, que é formado por 84 petistas. No início do mês, João da Costa sofreu um revés na instância partidária. Durante a última reunião, em São Paulo, 12 integrantes do colegiado - entre os quais o próprio Humberto - preteriram o gestor de disputar a reeleição e aprovaram a indicação do senador, enquanto cinco petistas abstiveram.
Na visão de Gilson Guimarães, no entanto, a votação da próxima segunda-feira tem um caráter diferente da reunião da executiva. “O PT é um partido diferente, não tem dono, que respeita os filiados. Esse debate está sendo feito em vários locais e também será feito na reunião do diretório. Creio que todos vão perceber o que está em jogo”, aponta o petista, com a experiência de quem participa, desde 2001, das reuniões do diretório nacional. Atualmente suplente da tendência PT de Lutas e de Massas (PTLM), Gilson foi convocado para participar da reunião do diretório, a exemplo de Oscar Barreto, membro da Democracia Socialista. Apenas Teresa, Humberto e João Paulo são titulares do colegiado.
O recurso do prefeito João da Costa foi impetrado junto ao diretório nacional do PT no último dia 12. Na ocasião, o secretário-geral da sigla, Elói Pietá, declarou que a executiva “poderia tomar por si uma decisão”, já que “tem a delegação do diretório para a homologação de chapas e para resolver questões em cidades prioritárias, acima dos 200 mil eleitores”. Porém, o grupo julgou “mais adequado” discutir o assunto na reunião da próxima segunda-feira, que também servirá para tratar de outros temas referentes às eleições municipais deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário