terça-feira, 28 de agosto de 2012

Hospital da Mirueira comemora 71 anos


O Hospital Geral da Mirueira (HGM), referência no tratamento da hanseníase e do alcoolismo, celebra seu 71 anos de funcionamento nesta terça-feira (28). A partir das 8h, haverá uma partida de futebol entre os atletas do hospital e o time da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Às 9h, ocorre o hasteamento das bandeiras, com a presença da banda musical do Corpo de Bombeiro. A partir das 10h, começa o coquetel, com música ao vivo, no Ginásio Terapêutico Gilson Menezes de Queiroz, nome em homenagem a um antigo diretor.

A unidade hospitalar, que ocupa uma área de 11,2 hectares, está situada no bairro da Mirueira, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Atualmente, estão em funcionamento 206 leitos, sendo 89 para hanseníase, 102 para alcoolismo e nove para o atendimento de pacientes com patologias de contágio, como tuberculose e H1N1.

Entre os leitos de hanseníase, há vagas para pacientes asilares. Esse público recebe apoio terapêutico e participa de atividades artesanais, físicas e educacionais para não manter o tempo ocioso.
Além do tratamento dessas duas enfermidades, o ambulatório do Hospital Geral da Mirueira é aberto à comunidade, atendendo nas especialidades de clínica médica, pediatria, dermatologia, cardiologia, cirurgia vascular, odontologia, pediatria e ginecologia.

O local também tem um moderno núcleo de reabilitação psicossocial, onde há sessões de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Por mês, há uma média de 8 mil atendimentos no ambulatório. O hospital ainda conta com serviço de imagem (ultrassom e raio-X).

Agora no mês de setembro, será reativada a sapataria do hospital, que produz calçados adaptados para os pacientes de hanseníase. Uma sala de gesso também começará a funcionar, para agregar ao serviço de ortopedia e reabilitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário