sábado, 15 de setembro de 2012

Imóvel sustentável é bom para o bolso


Você já pensou na eficiência energética do apartamento na hora de comprar ou ainda se a construtora se preocupou com o reaproveitamento de água? De acordo com o diretor de tecnologia do Sinduscon-PE, Serapião Bispo, os pernambucanos ainda não estão antenados com essas tendências do mercado imobiliário e da construção. O  interesse desse consumidor não está relacionado apenas às motivações ambientais, mas também ao bolso. “A longo prazo, em cerca de 30 anos, o custo com o imóvel é 80% com a sua operação (gastos com contas de água e luz, por exemplo) e apenas 20% na construção. Por esse motivo é fundamental que ao comprar um apartamento ou casa ter mais atenção aos custos que ela irá proporcionar no cotidiano”, explica.
Serapião compara que essa pesquisa de eficiência do uso dos imóveis com o que já acontece na hora da compra dos eletrodomésticos, onde o consumidor já sabe que nem sempre compensa adquirir o produto mais barato, além de já ter o costume de observar os selos com informação do consumo energético.  “Enquanto o comportamento dos consumidores na compra de eletrodomésticos mais eficientes já é de maior atenção, em relação aos imóveis ele ainda não atentou para as vantagens de buscar um produto mais sustentável”, pontuou.
Variáveis como a redução do uso de ar condicionados, com melhores soluções de conforto térmico, diminuição da necessidade de ter as lâmpadas acesas, com maior aproveitamento da luz natural, são alguns dos fatores que podem reduzir a conta de luz, por exemplo. Mais recentemente, soluções que exigem um custo maior, como o investimento na compra de placas solares, começam a se tornar mais comuns em residências.
Esses e outros fatores que definem o quanto o imóvel é sustentável serão abordados do V Seminário Pernambuco de Construção Sustentável, entre os dias 19 e 21 deste mês. O evento tem como público-alvo arquitetos, engenheiros e universitários, acontecerá na sede do Sinduscon-PE, com inscrições pelo site do sindicato (www.sindusconpe.com.br).
O Fórum está vinculado ao Movimento Vida Sustentável (MVS), que deverá ganhar um site na próxima semana, que irá reunir uma série de publicações e informações de práticas saudáveis relacionadas à sustentabilidade. Além do site, uma das novidades deste ano é a “Casa Sustentável”, que é um protótipo de um imóvel que segue todas as tendências de cuidado com o meio ambiente, desde a sua construção sem resíduos, uso de energia solar na sua operação e até preocupação com o reuso dos seus materiais quando for demolida. O protótipo, de 37 metros quadrados, permanecerá montado por seis meses para visitação agendada com o sindicato.
Fonte: PEINVESTIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário