quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A história de um pai brasileiro e do seu filho, resume diretor do filme sobre os Gonzagas

Pernambuco foi o estado escolhido para sediar a pré-estreia nacional do filme "Gonzaga - De pai para filho", do diretor Breno Silveira. O longa, que retrata a relação conflituosa e, ao mesmo tempo, de amor incondicional entre Rei do Baião Luiz Gongaza e o seu filho Gonzaguinha, tem exibição na noite desta quarta-feira (10), em uma sessão especial para convidados no Cinema São Luiz. A sessão contará com a presença do elenco do longa, músicos pernambucanos, do governador Eduardo Campos e patrocinadores. 

"Este é o estado do Rei do Baião, por isso achamos mais do que justo lançar o filme aqui. Durante as gravações no Recife e no Interior, fomos muito bem recebidos por muita gente e pelo Governo", afirmou o diretor do longa, Breno Silveira, durante entrevista coletiva à imprensa realizada na manhã desta quarta, no cinema UCI do Shopping Recife. 

Além do diretor, participaram da coletiva as produtoras e idealizadoras do filme Maria Hernandez e Márcia Braga; a roteirista Patrícia Andrade, a atriz Sílvia Buarque, o ator Júlio Andrade (que vive Gonzaguinha) e os três atores que interpretam Luiz Gonzaga em diferentes períodos da sua vida: o garoto Alisson Santos, o músico Chandinho do Acordeon e Adélio Lima.
Ao final da coletiva, Júlio Andrade e Chambinho do Acordeon cantaram Luiz Gonzaga.
Já é difícil contar a história de vida de qualquer pessoa em duas horas, e a de Luiz Gonzaga é uma missão impossível. Nem em dez filmes conseguiríamos fazer isso. Por isso resolvemos fazer um 'recorte' da sua vida, mostrar os fatos mais marcantes da sua carreira e, principalmente, o seu relacionamento com Gonzaguinha. Destacamos o lado humano de Gonzaga, a sua vida privada que poucos conhecem. A história de um pai brasileiro e do seu filho. O filme é pura emoção", explica Breno Silveira.
Segundo a roteirista Patrícia Andrade, o trabalho de produção do filme durou mais de seis anos. Uma das tarefas mais difíceis foi encontrar os intérpretes do Rei do Baião. "A busca durou mais de um ano. Precisávamos encontrar pessoas que soubessem cantar, tocar e ainda tivessem semelhança com Luiz Gonzaga. Depois de vários testes com atores, resolvemos seguir em busca de novos talentos", contou.
Mais de 5 mil pessoas se inscreveram para a seleção. Após muitos testes, dois pernambucanos de Caruaru foram escolhidos para viver o Rei do Baião, o garoto Alisson Santos, de 14 anos (que já tinha participado da seleção do filme À Beira do Caminho, também de Breno Silveira, mas não chegou a atuar no longa); e o ator de teatro Adélio Lima. "Trabalho com teatro de rua e há alguns anos criei um personagem inspirado em Luiz Gonzaga para contar os causos da sua vida. Mas não conhecia o seu lado humano. Saber que ele não é perfeito me fez admirá-lo ainda mais", afirma Adélio que também fez sua estreia nos cinemas.
O "terceiro Gonzaga", Nivaldo Carvalho, mais conhecido como Chambinho do Acordeon, é mais "estreante" ainda. "Sempre trabalhei com a música e não tinha experiência nenhuma em atuar. Foram meses de aprendizado", conta Chambinho que vive o Rei do Baião na fase adulta e, além de ser bastante parecido com Luiz Gonzaga, carrega no rosto o mesmo sorriso.

Já para encontrar o “Gonzaguinha perfeito”, os produtores do filme não tiveram muito trabalho. O experiente ator Júlio Andrade conquistou a equipe na primeira semana de testes. Ele encarna o cantor, não só na aparência, como na forma de gesticular e cantar. "Com certeza, esse trabalho foi um dos mais importantes da minha vida. Já era fã de Gonzaguinha, hoje sou mais ainda", disse. 

O longa-metragem "Gonzaga - De pai para filho" entra em cartaz em todas as salas de cinema do Brasil a partir do dia 26 deste mês. 

PRÉ-ESTREIA - A abertura da solenidade ficará sob o comando do compositor e sanfoneiro Chambinho do Acordeon. Ele fará um pocket-show com sanfona, zabumba e triângulo. Artistas pernambucanos como Alcimar Monteiro, Cezzinha do Acordeon, Santanna e Joquinha Gonzaga marcam presença na pré-estreia e cantam a canção mais popular do Rei do Baião, Asa Branca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário