No período de uma semana, Charleide Ávila, 23 anos, perdeu duas oportunidades de emprego. O motivo: o celular que possui, da operadora Oi, não realiza nem recebe chamadas nos últimos dias. Assim como ela, dezenas de moradores do bairro do Jordão vêm sofrendo há mais de uma semana com a impossibilidade de se comunicar via celular devido à falta de sinal da operadora na localidade.
“Estava aguardando a reposta de duas empresas para trabalhar como vendedora. Retornei para elas e fui informada de que eles convocaram outras pessoas para as vagas porque ligaram para mim e não conseguiram me contatar. Vou entrar com uma ação judicial contra a Oi”, afirmou Charleide.
Na casa da publicitária Lindalva Maria Alves, 56 anos, sobram números de protocolos e falta paciência. Há quase dez dias, nenhum dos quatro celulares com chip Oi funcionam direito. “Não conseguimos falar com meu irmão que mora em Porto de Galinhas, não conseguimos marcar consultas médicas, até para falar com a Oi a ligação não completa”, reclamou.
Segundo Lindalva, a operadora não sabia informar a causa do problema nem quando seria resolvido. Ela denunciou o caso à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que deu um prazo de até cinco dias para que a usuária tenha uma resposta. A assessoria de Imprensa do órgão explicou que “a Anatel vai entrar em contato com a operadora para verificar se houve descumprimento de obrigação”. Se confirmada a irregularidade e a empresa não resolver o problema, ela poderá ser multada.
Qualquer pessoa que tenha sofrido algum prejuízo devido a falhas no serviço de telefonia móvel pode entrar com uma ação judicial contra a empresa causadora do ônus. “É preciso que o usuário recolha provas e documentações, como os números de protocolos, para conseguir uma indenização por danos morais”, explicou a chefe de Atendimento da Associação de Defesa do Consumidor (Adeccon), Lorena Grinberg.
Por meio de nota enviada pela assessoria de Imprensa, a Oi informou que houve uma falha técnica, porém não detalhou do que se tratava, e que isso “afetou o serviço de telefonia móvel de parte dos moradores do bairro do Jordão”. Ainda segundo o texto, “equipes técnicas foram acionadas e o serviço já está normalizado desde a tarde de hoje (ontem)”
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