segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Paraquedista salta da estratosfera e quebra a barreira do som

Um feito impressionante foi acompanhado, ao vivo, no domingo (14), no mundo inteiro. Um paraquedista austríaco saltou da estratosfera e quebrou a barreira do som. O Bom Dia Brasil falou com o novo recordista logo depois do pouso.
Felix Baumgarten é o primeiro ser humano a voar em velocidade supersônica. Depois de pular da cápsula levada por um balão a 39 mil metros de altitude, ele entrou em queda livre e atingiu a velocidade inédita de 1.342 mil quilômetros por hora.
Houve quem alertasse que isso era impossível, que ondas de choque destruiriam o corpo dele ao romper a barreira do som, que ninguém sobreviveria a uma velocidade dessas. Mas o paraquedista austríaco, de 43 anos, entrou para a história como o ser humano mais veloz.
Desceu vivo.
A antiga base aérea de Roswell, no estado americano, serviu de base para o Projeto Stratos, iniciado há cinco anos, e que conseguiu bater três recordes: mais alto voo tripulado de balão, salto em queda livre de maior altitude, e maior velocidade jamais atingida.
Às 13h em Roswell, Felix Baumgarten volta ao comando da missão e é recebido como herói. Ele merece, afinal, ninguém antes saltou de tão alto e chegou vivo.
Mas faltou bater um recorde: o de queda livre de maior duração, que continua sendo de Joe Kittinger, um coronel da Força Aérea Americana que saltou em 1960 e hoje, com 84 anos, serviu como braço direito do austríaco nesse projeto.
Eu perguntei a Felix se ele pretende bater esse último recorde: “Não, depois deste salto eu me aposentei”, ele disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário