
"Estes jovens querem ter sua casa própria, desejam ser capazes de realizar seus sonhos e de explorar seus próprios talentos. Além disso, querem exercer uma profissão que os realizem", segundo o "Barômetro da Juventude Credit Suisse 2012", que analisa três países: Brasil, Estados Unidos e a Suíça.
O estudo revela que apesar do contexto de crise econômica global, 66% dos jovens suíços também estão muito otimistas. Nos EUA, esse número é de 56%. Os suíços e os americanos pensam que realizar seus sonhos é seu principal objetivo, enquanto os brasileiros colocam em primeiro lugar a profissão e obter uma casa própria, algo fundamental para 80% dos jovens entrevistados no país.
Na Suiça, 51% dos jovens acreditam que têm o emprego ideal, enquanto no Brasil esse número é de 42% e nos EUA de 32%. O desejo de ficar rico é grande nos três países: 64% no Brasil, 61% nos EUA e 46% na Suíça.
Em relação à política, 57% dos jovens brasileiros acreditam que o governo erra quando tem que tomar decisões importantes, enquanto esta desconfiança no sistema político diminui no caso dos EUA e Suíça (51% e 30%, respectivamente).
Os jovens dos EUA e do Brasil se informam principalmente através de internet e da televisão; enquanto na Suíça os jornais impressos, principalmente os gratuitos, tem posição de destaque. O relatório demonstra ainda que no Brasil os valores tradicionais seguem presentes e que a religião continua sendo um tema fundamental.
Além disso, os jovens brasileiros percebem a corrupção, o desemprego, a fome e a aposentadoria como preocupações fundamentais e sentem maior necessidade de reformas no país.
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