Recife vai ganhar um novo shopping, após 14 anos da inauguração do
último empreendimento. Na próxima terça-feira (30), o RioMar abre as
portas ao público, estreando no mercado um novo conceito de centro de
compras. Com investimento de R$ 600 milhões, no bairro do Pina, o mall
terá cerca de 470 operações distribuídas em seus quatro pisos.
O
RioMar inaugura num momento em que o setor desponta no País e o Nordeste
amplia sua participação no mercado de consumo. A despeito da crise
global, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aposta num
crescimento de 12% no faturamento do setor este ano, que deverá
alcançar R$ 129,6 bilhões. Nos próximos anos, o Grupo JCPM vai reforçar o
peso do Nordeste nessa conta, com a inauguração de mais dois centros de
compra em Fortaleza.
O RioMar inaugura o novo DNA de shopping do
grupo, com arquitetura moderna, forte conceito de sustentabilidade e
mix diversificado. No terreno de 202 mil metros quadrados foi erguido um
centro de compras com 295 mil m² de área construída e 101 mil m² de
Área Bruta Locável (ABL), posicionando o empreendimento como um dos
maiores do País. O mall também serviu como porta de entrada para marcas
estreantes no mercado pernambucano. Na lista aparecem Casas Bahia,
Perini, Etna, Kalunga, Abuela Goye, Sunglass Hut, Burberry, Luigi
Bertolli e outras.
O shopping terá 18 lojas âncoras, sete
megalojas, 12 restaurantes, praça de alimentação, 12 salas de cinema
(sendo duas salas Vip e 1 XD), parque de diversões eletrônicas e
boliche, teatro com cerca de 720 lugares, academia de ginástica
Companhia Athletica, espaço ecumênico, Expresso Cidadão e 6.200 vagas de
estacionamento. O RioMar também será o primeiro centro de compras do
País a contar com um restaurante do Sesc para os funcionários, numa
parceria com a Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio).
CIDADANIA
- Convênios do Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) com o Senai e
Senac qualificaram 4,4 mil profissionais, tanto para a fase de
construção do empreendimento quanto para a operação. A capacitação
permitiu que moradores de comunidades do Pina e de Brasília Teimosa
conseguissem vaga de emprego no empreendimento. Para muitos deles o
primeiro com carteira assinada. O programa de qualificação começou antes
mesmo das primeiras estacas serem batidas.
O Grupo JCPM também
investiu em intervenções viárias para facilitar o acesso dos
consumidores ao shopping e contribuir com a urbanização do Recife. Foram
aplicados R$ 35 milhões na execução de obras para melhorar a circulação
de veículos no local. Entre as ações estão a construção de uma alça na
descida da ponte Paulo Guerra e requalificação de vias como a República
do Líbano, Dirceu Toscano de Brito, Rua do Patrocínio, Santos Leite e
Barão de Santo Angelo. Os aportes resultaram na melhoria de 4,7
quilômetros de vias na região.
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