terça-feira, 27 de novembro de 2012

Agendamento para cadastro biométrico de eleitores do Recife começa nesta terça-feira

O cadastramento dos eleitores do Recife visando a utilização do sistema biométrico, reconhecimento do indivíduo na votação por meio da impressão digital, estará disponível a partir da próxima sexta-feira (30). Antes, porém, o eleitor interessado deverá agendar o dia, local e horário de seu atendimento. A partir do  meio-dia de
hoje  (27), será possível realizar o agendamento através do site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), www.tre-pe.jus.br, ou do telefone (81) 3205-9400.

Inicialmente, estarão disponíveis quatro locais para para que a população se cadastre: a Central de Atendimento ao Eleitor, no Forte das Cinco Pontas (Centro do Recife); o Cartório do Arruda (Zona Norte); o Cartório de Areias (Zona Oeste); e o posto de atendimento do Shopping Rio Mar (Zona Sul). A expectativa é que o prazo de recadastramento se extenda até abril de 2014.

Para realização do cadastro, o eleitor deverá levar o comprovante de agendamento, caso utilize o site, ou o número de protocolo recebido pelo através de da ligação telefônica. Além disto, será necessário apresentar um documento de identificação original com foto e o comprovante de residência ou de trabalho. “Poderá ser um comprovante do trabalho do eleitor no Recife ou um comprovante de residência na cidade. A intenção é comprovar o vínculo com o município”, afirmou Orson Lemos assessor da Corregedoria do TRE-PE.

Nas eleições municipais deste ano, onze cidades pernambucanas utilizaram urnas biométricas na votação. Foram elas Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso, Tamandaré Aliança, Vicência, Macaparana, Sanharó, Caruaru, Cupira e Catende. Aproximadamente 356 mil eleitores votaram nestas cidades através da biometria. A meta do TRE-PE é conseguir que outras 53 cidades adotem o sistema. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já deu seu aval para que 23 municípios pernambucanos utilizem a urna biométrica. Na Região Metropolitana, além de Recife outras cidades já foram aprovadas pelo TSE: Goiana, Serra Talhada e Palmares.

De acordo com Orson Lemos, o uso da biometria tem diversos pontos positivos sendo o principal a precisão no modo de identificar o eleitor. "A grande vantagem é a segurança na identificação do eleitor. Em uma urna biométrica eu tenho 100% de certeza da identidade, não há como o mesário se enganar. Além disto, não será necessária a coleta de assinaturas o que diminuirá o tamanho da fila”, informou.

8 comentários:

  1. tem algum prazo pra quem mora nos bairros próximos á paulista fazer o recadastramento???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será possível realizar o agendamento através do site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), www.tre-pe.jus.br, ou do telefone (81) 3205-9400.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Será possível realizar o agendamento através do site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), www.tre-pe.jus.br, ou do telefone (81) 3205-9400.

      Excluir