
A servidora pública Marília de Souza Leão, 56 anos, costuma levar a Maltês Lorena de dez anos para realizar o check-up completo na Clínica Veterinária Harmonia e garante que prevenir facilita muito na hora do tratamento. “Ela já recebeu alguns diagnósticos, mas não teve dificuldade em se tratar. Previno para não ficar difícil de cuidar depois.” Mesmo com todo cuidado, Marília procura observar como Lorena está agindo para que, ao apresentar qualquer mudança, vá ao veterinário. “Estou sempre atenta a qualquer sintoma que ela apresente, mas sempre tive o cuidado de realizar todos os exames nela desde novinha”.
Segundo os veterinários, não existe uma idade certa para iniciar a rotina de exames mas, o quanto antes, melhor para a saúde do animal. “O ideal é começar desde novo e, pelo menos uma vez ao ano, realizar o check-up”, explica Jefferson Souza, do Centro Médico Veterinário. A partir dos sete anos é preciso atenção, pois já começa a terceira idade e a saúde do cão exige bem mais atenção. “A rotina neste momento deve ser de exames a cada seis meses”.
Os exames indicados são de sangue, ultrassonografia, eco e eletrocardiograma e Raio-x. A veterinária Adriana Leão da Clínica Veterinária e pet shop Petit Pet alerta para que essas análises sejam feitas em clínicas especializadas em cães. “Os exames dos cães devem ser analisados de maneira diferenciada. Em uma clínica veterinária quem avalia é um médico especializado, diferente de um clínica comum, que as pessoas vão, onde a análise passa pelas mãos de bioquímicos. ”, esclarece.
Cristina Thums, profissional de relações públicas, 39 anos, conta que, pela idade avançada, o poodle Skyp, 17 anos, realiza exames de sangue duas vezes ao ano e o ecocardiograma somente uma vez. “O padrão é de três exames por ano mas, se tiver qualquer suspeita, procuro um veterinário para fazer novos exames”. A atenção e prevenção são indispensáveis para cuidar da saúde do cãozinho
Fonte: Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário