segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Jovens fazem protestos simultâneos contra Renan Calheiros em várias cidades do Brasil

Milhares de jovens saíram às ruas, neste domingo, em várias cidades do Brasil para a realização de protestos simultâneos contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os manifestantes que articularam o movimento por meio de redes sociais, pedem que Calheiros seja afastado da presidência da Casa. Renan é acusado de cometer crimes de peculato, falsidade ideológica e falsificação de documentos, além de desvio de verba de gabinete para pagamento de pensão a um filho. O protesto estava previsto para acontecer simultaneamente em 42 cidades em todo o Brasil e também no exterior.

Em São Paulo, um grupo de pelo menos 200 manifestantes, segundo informações da polícia militar, participou do evento ocorrrido na Avenida Paulista, Região central da capital. Em Brasília, cerca de 60 pessoas protestaram na Praça dos Três Poderes, levando cartazes e faixas e gritando palavras de ordem.

No Rio, mesmo sob calor de 30º C, cerca de 100 pessoas participaram do movimento, em Copacabana, zona sul da capital. Já em Belo Horizonte, outras 200 pessoas protestaram na Praça Sete, contra o cargo de Renan Calheiros. Em um abaixo assinado virtual, que circula pela internet desde o início de fevereiro, já foram recolhidas mais de 1,6 milhão de assinaturas.

No dia 15 de fevereiro deste ano, Renan divulgou uma  nota para comentar os protestos que, até então, circulavam somente pelas redes sociais. Veja na íntegra:

 "A mobilização na Internet é lícita e saudável, principalmente, entre os jovens. Fui líder estudantil, todos sabem, e também usei as ferramentas da época para pressionar. O número de assinaturas não é tão importante quanto a mensagem, o que importa é saber que a sociedade quer um Congresso mais ágil e preocupado com os problemas dos cidadãos. E assim o será.O Congresso Nacional vai trabalhar para garantir o maior desenvolvimento do Brasil. Vou conversar na segunda-feira com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para que possamos colocar em votação as matérias necessárias ao crescimento do país, de forma sustentável e duradoura. Temos que tornar o Brasil mais fácil, fazer a reforma tributária, política, propor medidas de combate à criminalidade, enfrentar a questão dos vetos.

Do ponto de vista administrativo, teremos no Senado uma gestão austera, com corte de gastos, transparência e o fim da redundância de estruturas. Vamos convidar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para avaliar como, juntos, poderemos ajudar a economia do país, ajudar na geração de empregos e renda e afastar o fantasma da inflação. Nas últimas décadas, o Brasil avançou bastante nos conceitos modernos, ganhamos prestígio internacional. E o Congresso Nacional teve papel decisivo nesse processo. Não podemos recuar no tempo e abrir mão dos avanços conquistados.

Renan Calheiros
Presidente do Senado Federal"

Nenhum comentário:

Postar um comentário