segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dúvidas e trânsito complicado no primeiro dia útil em interdição na PE-15

O primeiro dia da mudança no trânsito da rodovia PE-15, em Olinda, foi de fluxo intenso de veículos e muitas dúvidas por parte dos motoristas. A intervenção, que começou a vigorar na manhã desta segunda-feira (1°), atinge a área que vai da Faculdade de Ciência Humanas de Olinda (Facho) até a entrada da avenida Romeu Jacobina de Figueiredo, no sentido Paulista-Recife. A alteração no trânsito é para a instalação de 18 vigas para construção do viaduto de Ouro Preto. A previsão é que o serviço seja executado até a manhã desta sexta-feira (05).

O viaduto eliminará o semáforo da entrada do bairro de Ouro Preto, o que possibilitará aos coletivos do Transporte Rápido por Ônibus (TRO) seguirem sem ter que parar no cruzamento. As vias estão sinalizadas e com a presença de agentes do Batalhão de Trânsito (BPTran) e de arteeducadores. Apesar disso, os motoristas reclamaram da falta de informação e que foram pegos de surpresa.
Para tentar diminuir os transtornos durante as intervenções, a Secretaria das Cidades montou três rotas alternativas. A primeira delas os carros de passeio e veículos pesados com destino ao Recife vão pegar a avenida Senador Nilo Coelho (conhecida também como II Perimetral), virar à esquerda na avenida Antônio da Costa Azevedo, depois virar à esquerda na avenida Presidente Kennedy, seguindo até o complexo de Salgadinho.
A segunda opção beneficia os motoristas de carro que vêm do município de Abreu e Lima, também no sentido Recife. Nessa rota os condutores podem seguir pelo desvio na BR-101 (em frente à fábrica da Bombril) até o Terminal Integrado da Macaxeira, passar pela avenida Norte ou continuar pela BR-101 para Casa Forte ou Boa Viagem. Já a terceira rota alternativa foi pensada para as linhas de ônibus e o tráfego local. Desta foram, 18 linhas que vêm da PE-15 vão desviar pela rua Ema, seguir pela rua Esquilo, rua Narceja, rua Ouriço do Mar, rua Golfinho, rua Puma, rua Assaí, avenida Argentina Castelo Branco e rua Romeu Jacobino de Figueiredo, e em seguida retornarão à rodovia PE- 15.
O viaduto de Ouro Preto faz parte do corredor Norte/Sul, inserido no Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob), que é responsável pela implantação de 100 quilômetros de cor­redores exclusivos do TRO. Conforme a Secretaria das Cidades, o equipamento terá 360 metros de extensão e 15 metros de largura.
Confira as rotas alternativas
Opção 1 (carros de passeio e veículos pesados com destino ao Recife): pegar a avenida Senador Nilo Coelho (conhecida também como II Perimetral), virar à esquerda na avenida Antônio da Costa Azevedo, depois virar à esquerda na avenida Presidente Kennedy, seguindo até o complexo de Salgadinho.
Opção 2 (veículos que vêm do município de Abreu e Lima): seguir pelo desvio na BR-101 (em frente à fábrica da Bombril) até o Terminal Integrado da Macaxeira, passar pela avenida Norte ou continuar pela BR-101 para Casa Forte ou Boa Viagem.
Opção 3 (linhas de ônibus e o tráfego local): desviar pela rua Ema, seguir pela rua Esquilo, rua Narceja, rua Ouriço do Mar, rua Golfinho, rua Puma, rua Assaí, avenida Argentina Castelo Branco e rua Romeu Jacobino de Figueiredo, e em seguida retornarão à rodovia PE-15.

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