quarta-feira, 26 de junho de 2013

Manifestantes ocupam a Av. Agamenon Magalhães



Dois grupos distintos resolveram “antecipar” a manifestação marcada nesta quarta-feira (26), às 16h, na Praça do Derby, no Centro do Recife. Um grupo de 40 estudantes está reunido desde às 9h30 da manhã no local. Com cartazes preparados, eles pedem a rejeição da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33, que atingiria o Supremo Tribunal Federal (STF) ao permitir que as decisões da Corte sejam referendadas pelo Congresso Nacional. Os manifestantes ainda estão definindo o roteiro. Alguns defendem a ida a sede provisória do governo, no Centro de Convenções, em Olinda, outros querem se deslocar até o Palácio Joaquim Nabuco, sede do legislativo estadual.
Os estudantes estão ocupando neste momento a Av. Agamenon Magalhães. Segundo eles, a interdição da via é curta, em torno de 20 minutos, antes da definição do roteiro. Eles alegam que “anteciparam” os protestos em virtude das pautas diferenciadas. Policiais Militares e agentes da CTTU já estão no local.
 À tarde, os manifestantes pedem o passe livre e devem encaminhar uma lista de pedidos ao governador Eduardo Campos (PSB).
Ainda nesta manhã, a Organização de Luta dos Movimentos Populares de Pernambuco ocupou a mesma avenida.. Os manifestantes pedem, entre outras reivindicações, a implementação de moradia nos âmbitos estadual e municipal. O grupo levou a pauta à Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). A organização do movimento interditou também interditou a Av. Agamenon Magalhães. O ato aconteceu por volta das 9h da manhã. O grupo tocou fogo em pneus até entrar no prédio da Cehab, onde foram recebidos pela presidência da companhia.
A Organização de Luta reúne diversas comunidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), como Construindo Sonhos, Arco-Íris, Vila Imperial e Coelhos, no Recife; 8 de março, em Olinda; e 1º de maio, em Paulista.

Um comentário: