Homenagem, no mínimo, inusitada.Como forma de protestar contra o embargo da União Europeia à carne de foca, cuja caça é questionada por grupos de ambientalistas pelo mundo, o chef canadense Kim Côté, dono do restaurante Côté-Est em Quebec no Canadá - país com cerca de 5 milhões de focas na sua Coata e onde os animais são abatidos com cerca de 3,5 meses - decidiu criar um hambúrguer com a carne do mamífero.
Combinado com foie gras (fígado de ganso engordado - iguaria francesa proibida no último dia 3 pela Câmara Municipal de São Paulo de ser comercializada nos restaurantes do estado), o intitulado Phoque Bardot Burger, agrega no nome a palavra, em francês, para foca e o sobrenome de Brigitte Bardot, atriz francesa engajada contra a caça às focas no Canadá.
A situação ficou pior depois de uma turista francesa comentou num grupo de ativistas, com cerca de 400 mil seguidores, sobre o sanduíche, o que gerou indignação por parte destes, e ameaças de morte ao proprietário do restaurante. A página do estabelecimento no Facebook, de acordo com informações do Portal UOL, teria inclusive ficado algumas horas fora do ar por causa do impasse.
Kim teria chamado a polícia local para conter a situação e se dirigido aos que lhe enviaram ameaças como ‘pessoas extremistas’, já que tinham a intenção de machucar a ele e a sua família, e saquear o restaurante.
Em tempo, a novidade no ‘exótica’ no cardápio do Côté Est caiu nas graças do público e é um dos carros-chefes do local. O hambúrguer custa cerca de R$ 37.
Nenhum comentário:
Postar um comentário