terça-feira, 12 de novembro de 2013

Saúde do Paulista faz busca ativa para prevenir e combater casos de tuberculose

 Com a finalidade de diagnosticar novos casos da doença no município, a Secretaria de Saúde do Paulista dá início nesta terça-feira (12.11) a Campanha de Controle da Tuberculose 2013. Ações educativas em vários bairros da cidade e exames gratuitos para a população fazem parte da agenda de atividades, que têm início, às 8h, com uma panfletagem no Terminal Integrado de Passageiros Pelópidas Silveira. Na oportunidade, os profissionais da saúde vão percorrer as plataformas de embarque e desembarque distribuindo informativos com detalhes importantes sobre a doença. A iniciativa é fruto de parceria entre os governos municipal e estadual, no sentido de incrementar a dinâmica de busca ativa para prevenir o aparecimento de novos casos.
         O cronograma de atividades também contempla palestras em estabelecimentos de ensino da rede pública e nas unidades de saúde da cidade. Nesta quinta-feira (14.11), às 14h, os alunos da Escola Municipal Cássia Carolina, em Maranguape I, terão a oportunidade de conhecer melhor as maneiras de se prevenir contra a Tuberculose. Exames de baciloscopia serão disponibilizados no local. O trabalho, que segue até o dia 21 deste mês nas comunidades do município, conta com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
         As pessoas que forem identificadas com a doença devem procurar as unidades de saúde mais próximas da residência. Os postos referência no tratamento da enfermidade são os Centro de Saúde Manoel Caldas, em Arthur Lundgren I, e a Policlínica Willian Nascimento, no Conjunto Beira Mar, Janga.
A doença - A tuberculose é uma enfermidade grave, porém curável em praticamente 100% dos casos novos. O agravo mata aproximadamente 4.500 pessoas no Brasil, a cada ano, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Pernambuco ocorrem, em média, 380 óbitos por ano (segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade/SIM). Em Paulista, 149 casos novos foram registrados nos dez primeiros meses do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário