terça-feira, 26 de agosto de 2014

Defesa Civil realiza vistoria no prédio incendiado do Movimento Pró-Criança


O terceiro andar do lado direito do prédio do Movimento Pró-Criança vai precisar ser demolido, segundo o gerente geral de engenharia da Defesa Civil do Recife, Edgar Melo. A vistoria no local foi realizada durante a manhã desta terça-feira (26). A parte comprometida corre o risco desabar. O prédio, localizado no bairro dos Coelhos, na área Central do Recife, foi atingido por um incêndio, que ainda tem as causas desconhecidas, na tarde da última segunda (25), por volta das 16h20. O incêndio só conseguiu ser controlado na madrugada desta terça.
Todas as atividades no local foram interditadas. Segundo Edgar Melo, durante o incêndio, parte do lado esquerdo do teto, que era de madeira, desabou durante o sinistro. Apesar do fogo, o segundo andar foi preservado e o prédio pode ser reformado, após a demolição do terceiro andar. Ainda de acordo com Edgar, a Arquidiocese de Olinda e do Recife, que é a proprietária do imóvel, pode emitir um laudo que confirme a segurança da rede elétrica. Após o laudo, a Defesa Civil poderá liberar a parte do prédio que não foi atingida – o lado esquerdo.
Enquanto isso, para evitar um curto-circuito, a energia elétrica do prédio foi suspendida pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Na última segunda, toda a energia da rua foi desligada. No início da manhã desta terça, ainda havia muita fumaça no local e o Corpo de Bombeiros, utilizando duas viaturas, realizou o rescaldo. Por precaução, uma viatura ficará no local, caso haja algum foco durante o dia. O titular da delegacia de Joana Bezerra, Adelson Barbosa, será responsável pela investigação das possíveis causas.
Campanha
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido esteve na sede do movimento na manhã desta terça. Segundo ele, o bloco que foi incendiado será reconstruído. Enquanto isso, as 612 crianças que eram atendidas no local serão deslocadas para outras duas unidades do movimento (no Bairro do Recife, área Central, e em Piedade, Jaboatão dos Guararapes). Há também a possibilidade de, após a liberação da Defesa Civil, as crianças serem atendidas na área externa da unidade incendiada ou na área interna que não foi atingida. Na hora do incêndio, 50 crianças estavam no local, mas nenhuma delas ficou ferida.
    Apesar de o prédio ter um seguro de R$ 480 mil, a quantia não cobre os custos para as obras de recuperação. Uma conta no Banco do Brasil, em nome do movimento, foi disponibilizada para fazer arrecadação de dinheiro. O número da conta é 18816-6 e a agência é a 1833-3. O arcebispo irá se reunir com a direção da instituição para planejar ações de arrecadação.

    Movimento Pró-Criança
    Fundado em 27 de julho de 1993 por Dom José Cardoso Sobrinho, o Movimento Pró-Criança (MPC) é uma entidade sem fins lucrativos, ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife, que visa minimizar as dificuldades vivenciadas pelos jovens carentes da Região Metropolitana do Recife por meio de trabalhos sociais. A implantação do movimento foi motivada pelo grande número de crianças e adolescentes em situação de miséria e abandono e pela necessidade de unir esforços para a mudança dessa realidade.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário