quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Programa leva saúde às escolas da rede municipal do Paulista

 As secretarias de Saúde e de Educação do Paulista iniciam nesta quinta-feira (21.08), das 9 às 11h, uma nova fase do projeto que leva assistência médica a 24 unidades da rede municipal de ensino. A iniciativa acontece na Escola Joaquim de Lima, Rua 84, s/n, em Maranguape II.Denominado Programa Saúde na Escola (PSE), o trabalho envolve a oferta de uma gama de serviços de saúde. No primeiro encontro, a equipe responsável vai discutir sobre alimentação saudável.
      O programa conta com o engajamento de 30 agentes de saúde escolar, dentistas, médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. Cerca de sete mil alunos dos ensinos infantil e fundamental são assistidos pelo projeto. Mais 12 núcleos educacionais devem aderir ao serviço em 2015. O município conta com 64 núcleos escolares. O PSE foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286.
       Antes o serviço ficava restrito à saúde bucal e à avaliação antropométrica (peso x altura). A partir de agora o trabalho ganha mais musculatura. Os técnicos vão promover palestras sobre gravidez e prevenção às DSTs e ao uso de drogas, oferecer exame de acuidade visual, atualização do cartão de vacina, identificação de possíveis casos de hanseníase e tuberculose, atividades físicas, entre outras ações. Os agentes de saúde escolar e os enfermeiros do PSF são os principais responsáveis em manter o contato permanente com o alunado.
          Os agentes ficam diariamente nas escolas, desenvolvendo atividades educativas e organizando as ações planejadas. Eles fazem a interlocução entre Saúde e Educação e levantam as principais demandas do corpo discente e incluem no calendário o atendimento da equipe multiprofissional. Os casos considerados mais complicados, que exigem exames detalhados, são referenciados para um posto de saúde mais próximo da área de abrangência da escola.

-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário