sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Festa de 80 anos do Paulista contou com desfile de alunos e missa de ação de graças


O aniversário de 80 anos de emancipação do município do Paulista foi comemorado na manhã desta sexta-feira (04.09) com apresentações culturais, missa em ação de graças, entrega de comendas e o tradicional hasteamento das bandeiras do Paulista, Pernambuco e Brasil. As festividades começaram às 7h30, em frente à sede da Prefeitura, onde a população se juntou aos funcionários do executivo municipal para acompanhar o desfile de cerca de 200 alunos de quatro escolas da rede pública.

Os estudantes apresentaram uma linha do tempo com a história da cidade, desde a época da colonização até os dias atuais. As encenações foram organizadas pelas escolas municipais Salvador Dimech e Etelvino Lins, no bairro do Janga; Gelda Amorim, em Paratibe, e Manoel Gonçalves da Silva, que fica em Maranguape I. O jovem Pedro José Freitas, 13 anos, estuda na escola Manoel Gonçalves da Silva e emocionou o prefeito Junior Matuto ao interpretá-lo durante a apresentação.

“Faz quatro meses que estou morando em Paulista e há dois participei de uma gincana na escola em que tinha que imitar o prefeito [Junior Matuto]. Depois que ganhei fui convidado para participar hoje da encenação fazendo o papel dele”, disse o menino orgulhoso por ter feito o político se emocionar com a homenagem. “Eu assisti a vídeos dele na internet para ver como falava e gesticulava. Achei muito bonito ver ele se emocionar”, contou Pedro José.

Após o desfile das escolas, as bandeiras foram hasteadas em frente à Prefeitura do Paulista e todos seguiram para uma missa em ação de graças na Matriz de Santa Isabel, no Centro da Cidade. No local foram depositadas cerca de duas toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados entre os funcionários da gestão municipal. Após a celebração eucarística, três pessoas que prestaram relevantes serviços ao município foram agraciadas com a Comenda Padre João Ribeiro Pessoa de Mello Montenegro - Mártir da Revolução Pernambucana de 1817.

A homenagem é concedida pela Prefeitura do Paulista e este ano os homenageados foram a madrinha do Carnaval da cidade, Dulce Pessoa de Macedo, o educador Gleidson Santiago, diretor da Escola Municipal Governador Miguel Arraes – destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e o promotor criminal Alfredo Pinheiro, criador do Comitê Integrado de Segurança no Paulista. 

“Só tenho a agradecer a Deus por esse dia, pelo show que essas crianças deram. Vamos agarrar na fé para acreditar que dias melhores virão, mas vamos também arregaçar as mangas e continuar com o trabalho que está sendo feito”, discursou o prefeito Junior Matuto ao final das celebrações de 80 anos de emancipação do Paulista. “Nós não teremos desfile cívico ou uma grande festa, mas comemoração sim porque essa data é importante pra nossa cidade”, pontuou o gestor político.

O município foi criado pela Lei Estadual nº 11 de 04 de setembro de 1935 após ser desmembrado de Olinda. Com um território de 93,518 km², limita-se ao norte com as cidades de Abreu e Lima e Igarassu, ao sul com Recife, Olinda e Camaragibe, ao oeste com Paudalho e ao leste com o Oceano Atlântico.







Nenhum comentário:

Postar um comentário