quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Paulista busca referências exitosas para implantação de Central de Videomonitoramento

Representantes da Prefeitura do Paulista visitaram, nesta quarta-feira (02), a Autarquia de Trânsito e Transporte e Defesa Civil de Caruaru (Destra), no Agreste do Estado, para conferir o trabalho da Central de videomonitoramento do município. O  Secretário de Defesa Civil e Segurança Cidadã do Paulista, Manoel Alencar, e o secretário-executivo de Infraestrutura da cidade, Ricardo Góes visitaram a cidade para buscar referências com o intuito de repetir os bons resultados na Princesa do Agreste com esse tipo de equipamento no município do Paulista.

            A questão da segurança cidadã é umas das prioridades do Prefeito Junior Maturo que já autorizou a instalação de uma central de videomonitoramento A partir dessa central, agentes da defesa civil e da polícia comandarão 15 câmeras com capacidade de captar imagens em 360º e em HD. A estimativa da gestão municipal é de que o serviço esteja funcionando em sua plenitude até o final deste ano. A central é uma das ferramentas previstas no programa Paulista Segurança Conectada, lançado no mês de agosto através de um aporte de R$ 802 mil do Governo do Estado.

            Atualmente Paulista já conta com sete viaturas, sendo dois carros e cinco motos; além de um micro-ônibus para o videomonitoramento da Patrulha Cidadã - projeto-piloto que nesta primeira etapa contemplará os moradores do bairro de Maranguape I e consiste em rondas da PM e da Guarda Municipal, em parceria com os demais órgãos de segurança. Esses equipamentos, por sua vez, foram cedidos pelo Ministério da Justiça através do projeto “Crack, é Possível Vencer”.

            Ainda atenta com a questão da segurança da população, a Prefeitura do Paulista passou a utilizar o WhatsApp para reforçar as ações de prevenção à violência no município. Nesta fase de implantação, o número foi divulgado entre comerciantes e gestores de escolas dos bairros de Maranguape I e Jardim Maranguape. De domingo a quinta, o funcionamento do serviço será das 10 às 22h. Nas sextas e sábados, para promover a segurança de forma integrada aos bares que existem nos dois bairros, o atendimento ficará disponível durante 24 horas.

            Ainda durante a visita, os representantes da Prefeitura do Paulista se encontraram com o prefeito de Caruaru, José Queiroz, e conversaram sobre as dificuldades econômicas de manter programas com a Central de Videomonitoramento. Manoel Alencar, que também é presidente nacional do Conselho de Secretários Municipais de Segurança, sugeriu ao prefeito a criação de um Fundo que custeie o serviço, a exemplo do que foi implantado em Paulista. Uma das medidas previstas é a formalização de uma parceria com a justiça para que 1% dos valores das penas pecuniárias seja revertido para o Fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário