sábado, 12 de novembro de 2011

Lucro da Petrobras cai 26% no 3o tri, para R$6,33 bilhões

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras alcançou lucro líquido de 6,336 bilhões de reais no terceiro trimestre deste ano, montante 26 por cento menor do que o registrado em igual período de 2010, devido principalmente ao impacto da alta do dólar frente ao real.
O valor superou expressivamente as previsões de analistas consultados pela Reuters, que estimavam em média um lucro líquido de 4,8 bilhões de reais, já contando com forte impacto da alta da moeda norte-americana sobre o resultado da petroleira .
A variação cambial de 19 por cento no período provocou perdas da ordem de 6,6 bilhões de reais no resultado do lucro líquido, porque 50 bilhões de reais em dívida, de um total de 146 bilhões de reais de passivo, estava exposta ao câmbio no período.
"É importante salientar que mesmo havendo essa depreciação, houve aumento de caixa, fundamental para quem tem o maior plano de investimentos do mundo", afirmou o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, durante coletiva de imprensa na noite desta sexta-feira. "Foi um efeito contábil que não afetou o caixa da empresa", completou.
O Ebitda (ganho antes de juros, impostos, depreciação e amortização), uma medida da capacidade de geração de caixa, ficou em 16,67 bilhões de reais, aumento de 13,14 por cento ante o terceiro trimestre de 2010.
CONSUMO CHINÊS
Embalada principalmente por um aumento de 9 por cento nas vendas de petróleo e derivados, a empresa elevou a receita de 54,7 bilhões de reais no terceiro trimestre do ano passado para 64,1 bilhões de reais no mesmo período deste ano.
"Um crescimento de 9 por cento nas vendas de derivados extrapola qualquer projeção de crescimento vinculada ao PIB brasileiro", disse o diretor.
A venda de combustíveis no mercado interno passou de 2,003 milhões de barris diários para 2,208 milhões de barris por dia em um ano.
Fonte:reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário