segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Maus-tratos também aos peixes


"Porrete na cavala" é o título do vídeo abaixo, gravado em barco de pesca que transporta estudantes universitários e pesquisadores ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo, onde a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm), ligada à Marinha, e a UFRPE mantém uma estação científica.

O estudante, ao que parece, se diverte em aumentar o sofrimento do peixe que acabou de ser fisgado. O correto, afirmam especialistas, seria deixar o animal morrer naturalmente após a captura, e não abreviar seu fim por métodos violentos.
Em setembro, vídeo em que uma professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desfere porretadas num peixe-rei circulou na internet. Mas, com a repercussão negativa, inclusive junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ela tirou as imagens na internet.
Está na hora de governo e universidades regulamentarem os procedimentos a bordo desses navios, uma vez que é o dinheiro público (em forma de bolsas e financiamentos) e a Marinha que bancam essas missões científicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário