quarta-feira, 9 de novembro de 2011

“Não é certo que o Brasil vai brilhar no futuro”, diz Roubini

Doutor Apocalipse afirma que a boa fase da economia brasileira não garante continuidade nos próximos anos


São Paulo – O prognóstico do economista Nouriel Roubini para o Brasil nos próximos anos tem um toque sombrio digno do apelido que ele ganhou. Segundo o “Doutor Apocalipse”, um dos únicos economistas a prever a crise de 2008, não é certo que o Brasil vai brilhar no futuro.
  Roubini, que participou de evento em São Paulo nesta terça-feira, reconheceu que o crescimento dos países emergentes chama a atenção atualmente. Entretanto, o momento favorável não garante crescimento sustentado, principalmente diante do cenário de incertezas na economia global.
“Ainda há muitos riscos. Não podemos assumir como certo que a Rússia vai brilhar, ou que o Brasil é o país do futuro. Há uma série de reformas políticas e econômicas que precisam ser feitas nestes países, porque do contrário, estas promessas não vão se concretizar", diz o economista.
Ele alerta, por exemplo, para o risco de uma desaceleração no mercado de commodities, que pode afetar seriamente países que dependem de exportações, como a China e o Brasil.
“Os países emergentes estão se urbanizando, industrializando, e isso implica que haverá mais demanda por energia, alimentos, matérias primas e materiais industriais. A questão é: a demanda vai subir, mas será que a oferta de commodities vai acompanhar este aumento?”
Fonte: exame abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário