quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Saúde disponibiliza testes no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta quinta-feira (1º), será marcado por uma série de ações da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Por isso, neste dia, Técnicos do Programa de DST/Aids estarão no Pátio do Carmo, das 9h às 17h, no Centro do Recife, distribuindo preservativos e panfletos e fazendo teste rápido de HIV. A ação ainda contará com aconselhamento à população sobre como prevenir a Aids e as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A ação objetiva, principalmente, estimular a prevenção e a busca pelo diagnóstico. Nos casos positivos, 42% dos pacientes recebem o diagnóstico tardiamente. Dados do Ministério da Saúde (MS) colocam a epidemia de Aids no Brasil no quadro da estabilidade, com cerca de 35 mil casos novos por ano.

A epidemia apresenta uma prevalência de 0,6% da população geral. Contudo, quando se trata de grupos vulneráveis (profissionais do sexo, prisioneiros, usuários de drogas e homens que fazem sexo com homens), o índice sobe para 5%.

Outro agravante é o aumento de casos no grupo de jovens entre 15 e 24 anos, das classes C, D e E. No último boletim epidemiológico do MS, só em 2011, foram 1.401 casos de Aids entre jovens – de um total de 14.528. Por isso, a campanha deste ano, intitulada “Preconceito e Discriminação”, foca nesse público, principalmente os gays.

Segundo os dados da SES, em Pernambuco, de 1983 até julho de 2011, foram registrados 16.062 casos de Aids, sendo 10.614 em homens e 5.448 em mulheres. Entre o público com faixa etária de 13 a 19 anos, as estimativas são de duas adolescentes do sexo feminino com Aids para um adolescente do sexo masculino.
Fonte: Pernambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário