sábado, 10 de dezembro de 2011

DOMINGO PARÁ DECIDE A PARADA: É 3 OU 1!


A clamada como a eleição mais importante da história do Pará, os 4.842.286 eleitores paraenses vão às urnas neste domingo para escolher se o território será desmembrado, criando mais dois outros Estados: Carajás e Tapajós. A votação ocorrerá entre 8h e 17h (hora local, no Estado não há horário de verão).
Os eleitores que não votarem no plebiscito terão 60 dias, após a realização da consulta popular, para apresentar à Justiça Eleitoral a justificativa de ausência. A exigência poderá ser cumprida em qualquer cartório eleitoral do País até o dia 9 de fevereiro de 2012.
Militares do Exército estarão em 16 municípios durante o plebiscito sobre a separação do Pará em três estados. Entre as cidades que contarão com a ajuda de 1,2 mil homens da força federal, ao todo, estão Santarém e Marabá, que poderão se tornar capitais dos estados do Tapajós e de Carajás, respectivamente.
Caso a maioria do eleitorado vote pela divisão, o Pará, hoje com área de 1.247.689 quilômetros quadrados, ficará com 17% desse território. Carajás, ao sul do estado, terá 35%, e o Tapajós, localizado a oeste, 58%.
 Os eleitores responderão a duas perguntas: a primeira, se eles são a favor ou contrários à criação do estado do Tapajós. Em seguida, devem opinar se concordam ou não com a criação do estado de Carajás. A ordem das perguntas foi definida em sorteio pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário