Autoridades russas afirmaram, nesta quarta-feira (4) que fragmentos da sonda Phobos-Grunt devem cair na Terra no dia 15 de janeiro. Ainda não é possível afirmar o local exato da queda. A sonda russa Phobos-Grunt foi lançada, em novembro, para a lua marciana Phobos para uma missão que duraria dois anos e meio. A missão buscaria amostras do solo e retornaria a Terra. Mas ela ficou presa na órbita da Terra.
Entre 20 e 30 fragmentos da sonda - cujo peso total é no máximo de 200 quilos - não vão se queimar na reentrada, e deverão se espatifar na superfície da Terra, alertou a Roscosmos em um comunicado divulgado no mês passado.
Desde o lançamento em novembro, engenheiros russos e da Agência Espacial Europeia têm tentado, sem sucesso, tirá-la da órbita terrestre e mandá-la em direção à lua marciana Phobos.
A sonda pesa 13,2 toneladas e a maior parte de seu peso vem de uma carga de combustível extremamente tóxica. Especialistas alertaram que caso o combustível se congele, uma parte dele poderia ser derramada na Terra, representando um grande perigo se fosse lançado em áreas populosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário