O Ultimate estreia uma nova data e formato para seus eventos com um card intrigante nesta quarta-feira. Acostumada a promover lutas aos sábados, a organização vai realizar um show no meio da semana pela primeira vez, o UFC: Sanchez x Ellenberger, que destaca a disputa entre Diego Sanchez e Jake Ellenberger. O vencedor se coloca entre os principais candidatos ao título dos pesos-meio-médios, atualmente dividido entre o campeão linear, Georges St-Pierre, e o campeão interino, Carlos Condit. O evento inédito também conta com seis lutas no card principal, em vez das tradicionais cinco, e com estreias para três brasileiros: Bernardo "Trekko" Magalhães, que faz sua primeira luta pela companhia, Vagner Rocha e Ronny Markes, que descem de peso pela primeira vez no UFC.
A luta principal é especial para Jake Ellenberger. Natural de Omaha, o lutador vai atuar no mesmo local em que aconteceu sua formatura na escola de ensino médio, o Omaha Civic Auditorium, procurando se graduar em um dos principais nomes na categoria. Ele vem de cinco vitórias consecutivas, sendo a última delas a mais impressionante de todas: um nocaute contra Jake Shields, ex-campeão do Shooto, EliteXC e Strikeforce. Do outro lado, porém, estará um dos lutadores mais empolgantes do UFC: Diego Sanchez, campeão do torneio dos pesos-médios da primeira temporada do reality show "The Ultimate Fighter". Após perder a disputa do cinturão dos pesos-leves em 2009, Sanchez voltou aos meio-médios e venceu seus dois últimos combates, contra o brasileiro Paulo Thiago e o dinamarquês Martin Kampmann. Receptor de quatro bônus de "Luta da Noite" no UFC e prêmios de "Luta do Ano" de diversas publicações especializadas, o atleta da academia Jackson's MMA quer voltar às graças da companhia com uma vitória.
Para o Brasil, é uma noite de novidades. A primeira será a estreia de Bernardo "Trekko" Magalhães, peso-leve que chega ao UFC aos 30 anos de idade. O carioca se mudou há cinco anos para a Austrália, onde abriu sua própria academia e conquistou o cinturão do evento local Cage Fighting Championships. Ele tem 11 vitórias e apenas uma derrota no seu cartel, incluindo uma série de cinco triunfos seguidos, e encara nesta quarta-feira o americano Tim Means, outro estreante na organização, que defende uma sequência invicta de nove lutas - no total, são 16 vitórias, três derrotas e um empate.
Ainda no card preliminar, o carioca Vagner Rocha faz sua primeira luta como peso-pena após lutar como meio-médio e leve em sua carreira. "Ceará", como é apelidado, vem de vitória sofrida sobre Cody McKenzie, com um mata-leão numa luta em que estava mal, mas tem duas derrotas em suas últimas quatro atuações. Seu adversário nesta quarta, Jonathan Brookins, também busca afirmação, após perder para Erik Koch em seu retorno aos pesos-pena - o americano foi campeão do torneio peso-leve do reality show The Ultimate Fighter em 2010.
Já no card principal, o potiguar Ronny Markes volta ao peso-médio contra o veterano Aaron Simpson. Markes, que tem apenas uma derrota em 13 lutas no MMA, estreou no Ultimate em agosto do ano passado, com uma vitória por decisão unânime contra Karlos Vemola pelo peso-meio-pesado, mas pediu à organização para atuar na categoria abaixo, como fazia no cenário nacional. Após lidar com uma lesão no tornozelo, porém, o processo não foi nada fácil. Seu treinador, Dedé Pederneiras, revelou no Twitter na terça-feira que o "Bebezão", como é conhecido, precisou perder 24kg em 75 dias para competir. O potiguar, todavia, confia estar pronto para encarar Simpson, que venceu três lutas consecutivas desde que perdeu para Chris Leben e Mark Muñoz em 2010. O americano tem 11 vitórias e duas derrotas no cartel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário