quinta-feira, 22 de março de 2012

Anvisa suspende próteses

Brasília, DF – A partir de hoje, a comercialização de novos modelos de próteses mamárias de silicone – nacionais e importadas – está suspensa temporariamente no País.
Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga todos os produtos ainda não cadastrados a passarem pela certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) antes da entrada no mercado.
Até hoje, as importadoras e os fabricantes nacionais precisavam apenas apresentar documentos que atestassem a qualidade dos implantes à agência para obter o registro. Os lotes nem chegavam a ser testados.
Com a mudança, o que já está no mercado poderá continuar sendo vendido até esgotar o prazo de validade ou o prazo do registro, que dura cinco anos.
Assim que houver necessidade de renovar o cadastro, ou a cada novo modelo de prótese lançado, o Inmetro será acionado para testar a resistência do material e a composição do silicone. “Já existiam normas. O que teremos de novo é uma ferramenta de verificação”, disse o gerente geral de tecnologia de produtos para saúde da Anvisa,

Nenhum comentário:

Postar um comentário