segunda-feira, 18 de junho de 2012

Festa de São João anima crianças no HR

Na manhã desta segunda-feira (18), as crianças internadas no Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área Central do Recife, tiveram uma festa de São João antecipada. A animação foi providenciada pelos Doutores da Alegria que munidos de triângulo e zabumba realizaram o primeiro São Joãozinho na unidade de saúde. A festa começou na entrada do hospital, por volta das 10h, e foi arrastando pacientes e funcionários até o 4º andar, onde fica a enfermaria Pediátrica. Lá, a cada quarto que os palhaços entravam, os pequenos e seus acompanhantes logo sorriam e se jogavam na festa.
Segundo a coordenadora dos Doutores da Alegria no Recife, Enne Marx, o projeto tem o mesmo objetivo do Bloco Miolinho Mole, feito no Carnaval, e do Alto de Natal, realizado durante os festejos de fim de ano. "Com isso, queremos trazer para a criançada esse clima que está acontecendo fora do hospital nessa época do ano. Por isso, improvisamos uma quadrilha, para que as crianças se sintam incluídas no São João", comentou. Atualmente, mais de 90 crianças estão internadas na Pediatria do HR.
Além dos meninos e meninas, pais, mães e funcionários do hospital se divertiram com os besteiroloistas, como são chamados os doutores-palhaços. Teve quadrilha, casamento matuto e muito arrasta-pé. Teve até quem dançou forró com os palhaços. Para a técnica em enfermagem, Gelcina Gomes, 46 anos, o forró dos Doutores da Alegria chegou em uma boa hora. "Esta ação realmente ajuda a amenizar a dor das crianças. Elas ficam mais alegres, dispostas", disse.
Amanhã, essa festa acontecerá no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, no Centro do Recife. Já na quarta-feira será a vez das crianças do Hospital Barão de Lucena, no Cordeiro, arrastar o pé com os palhaços. Para encerrar, na quinta-feira, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Santo Amaro, receberá os festejos juninos dos Doutores da Alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário