O microcosmo de Londres e a rica cultura britânica, aliados a uma pitadinha brasileira de quase dez minutos e a presença surpresa de Pelé no Estádio Olímpico, marcaram a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2012 na noite deste domingo.
O Brasil apresentou o espetáculo intitulado “Abraço”, dirigido por Cao Hamburger e Daniela Thomas, na simbólica transição da sede de 2012 para a de 2016. A participação começou com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que recebeu do prefeito de Londres, Boris Johnson, a bandeira dos Jogos Olímpicos. Depois do hino nacional, surgiu no centro do palco o famoso gari Renato Sorriso, que ensinou um segurança a sambar. A música e o clima de Carnaval empolgaram o público.
Os breves shows ficaram a cargo de Marisa Monte, Seu Jorge e do rapper BNegão, além do desfile da modelo Alessandro Ambrósio. As músicas apresentadas foram “Maracatu Atômico”, “Nem vem que não tem” e “Aquele Abraço”. Ao final, o telão focou em Pelé, que estava no centro do palco, sorrindo e de verde-amarelo.
Antes, na parte britânica do show, entre dezenas de atrações musicais e uma superprodução de luzes, o público foi contemplado com shows de George Michael, The Who, Spice Girls, Madness, além da emocionante homenagem a John Lennon e Freddie Mercury.
Um espetáculo tipicamente britânico não poderia iniciar de outra forma que não fosse dentro da pontualidade do país que iniciou a Revolução Industrial. Exatamente às 20h59 (16h59 de Brasília) teve início a contagem regressiva de um minuto, com direito aos 10 segundos finais nas badaladas do Big Ben e na voz do entusiasmado público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário