sábado, 4 de agosto de 2012

Jarbas lado a lado com Eduardo no QG de Jarbinhas

A aliança entre o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que já é oficial nesta eleição municipal, será selada neste sábado (04) com um momento simbólico. O socialista chegará ao lado do peemedebista, no comitê de campanha de Jarbas Filho (PMDB), em Casa Amarela, por volta das 11h30, para participar da inauguração do espaço. Juntos também estarão Jarbinhas e o candidato a prefeito pela Frente Popular, Geraldo Julio (PSB). Os quatro farão discursos e deixarão claro que, embora recente, o tempo das brigas acabou.
Em 1985, quando Jarbas foi eleito prefeito pela primeira vez, teve o apoio de Eduardo. Em 1992, os dois foram adversários e se tornaram rivais. “Tivemos um embate duro, durante 20 anos, mas política não se faz olhando para trás. Questões pessoais ficaram em segundo plano. A política não pode ser reduzida a ressentimento e a questões do passado. Essa aliança foi estabelecida para criar um novo projeto para o Recife porque acreditamos que Geraldo Julio representa este projeto de mudança”, colocou o deputado federal Raul Henry (PMDB), que desistiu da sua postulação para apoiar o socialista.
Segundo Jarbas Filho, a aliança já estava prevista para ser concretizada em 2014, porém foi antecipada devido ao afastamento dos socialistas do PT. “Ficou evidente que, durante todo o ano, os dois (Jarbas e Eduardo) vinham se aproximando, mas quando o PSB lança um candidato próprio fica evidente o afastamento do PT, o que possibilitou a aliança já nesta eleição”, destacou.
O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, avalia que esta união é a prova de que as lideranças resolveram deixar de lado o passado, diante de novas perspectivas. “Os dois resolveram olhar para a frente e fazer alianças para melhorar a vida da população. São as duas maiores lideranças do Estado que, quando decidem se unir, visam ao melhor para a cidade”, relatou.
O encontro dará à inauguração do comitê de Jarbinhas o peso de um ato majoritário. Estarão presentes Sileno Guedes, o vice-governador João Lyra Neto (PDT), entre outras lideranças da Frente Popular. O primeiro a discursar será Jarbas Vasconcelos, seguido de Eduardo Campos, Geraldo Julio e o anfitrião Jarbas Filho.
HISTÓRIA
A eleição para o Governo do Estado, em 1990, foi a última vez em que Jarbas Vasconcelos e o ex-governador Miguel Arraes (PSB) marcharam juntos em uma disputa eleitoral. No pleito seguinte, para a Prefeitura do Recife, em 1992, o pe­emedebista e Eduardo Campos disputaram a corrida às urnas, sinalizando um afastamento entre os partidos. O rompimento foi confirmado com a aliança entre Jarbas e o antigo PFL (hoje Democratas), rival histórico do PSB, em 1994. A última vez em que Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos disputaram uma eleição foi em 2010, pelo Governo do Estado, quando o governador foi reeleito impondo uma vantagem de quase 3,5 milhões de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário