quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Hospital das Clínicas suspende recebimento de pacientes por falta de elevadores

O Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco, não deverá mais receber pacientes. A decisão da suspensão nas admissões por tempo indeterminado foi a medida encontrada pela diretoria da unidade de saúde para tentar minimizar os transtornos causados pelo excesso de internações e escassez de elevadores no prédio. Atualmente, 242 pacientes estão hospitalizados, mas apenas três elevadores estão em funcionamento. 

Entre as suspensões, estão incluídas gestantes de alto risco, que já estão sendo encaminhadas pela Central de Regulação de Leitos para outras maternidades. Serão preservadas as internações de emergência ao paciente em tratamento oncológico, hemodiálise, pós-transplante e portadores de Aids em acompanhamento.

Segundo os dirigentes, a definição de um novo fluxo de atendimento deverá garantir a assistência ao paciente grave, acompanhado no hospital, e o abastecimento nos setores de internação.

Sobre os demais pacientes que aguardam cirurgia eletiva ou exame, ainda estão sendo analisadas as situações de cada caso. A depender do quadro clínico, eles poderão receber alta para serem chamados novamente, quando a situação estiver normalizada. Cirurgias e consultas ambulatoriais não sofrerão alteração.

Ainda de acordo com os diretores do HC, até a conclusão do processo licitatório do projeto de modernização dos elevadores, será intensificada a manutenção emergencial dos equipamentos. Dos nove elevadores utilizados por pacientes, visitantes, servidores e para os serviços de abastecimento, três estão funcionando e dois estão em manutenção emergencial. Como os equipamentos têm mais de 30 anos de uso, há dificuldade de encontrar peças para reposição, o que dificulta e retarda a resolução do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário