O credenciamento para realização do primeiro programa de residência médica da Secretaria de Saúde do Recife foi aprovado pelo Governo Federal. Vão ser oferecidas seis vagas para profissionais interessados em especialização em psiquiatria. A seleção de médicos residentes será feita ainda este ano através de concurso público aberto por aviso de edital publicado em jornais do estado.
A aprovação do credenciamento representa um incremento de 150% no número de profissionais formados para atuar na rede psicossocial. Toda a documentação para o credenciamento do programa foi enviada pelo Executivo municipal ao Ministério da Educação (MEC). Os profissionais vão usar a sala de aula da Escola de Saúde Pública de Pernambuco (da rede estadual) para as atividades teóricas. Além disso, está prevista a disponibilidade de alojamento para os residentes no Hospital Oscar Coutinho, nos Coelhos, na área central da capital.
Os hospitais estaduais Getúlio Vargas (Cordeiro) e Ulysses Pernambucano (Tamarineira); além de 6 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e da Policlínica Lessa de Andrade (Madalena), gerenciados pela Prefeitura do Recife, serão usados como campos de prática pelos residentes.
Atualmente, a rede psicossocial de Pernambuco é formada por 84 Centros de Atenção Psicossocial e 54 serviços residenciais terapêuticos. Para o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a aprovação do programa vai assegurar um melhor atendimento na rede de saúde mental. “Vamos poder preparar profissionais com qualificação técnica para atender a demanda psicossocial”, disse.

Nenhum comentário:
Postar um comentário