Depois do Bolsa Estiagem, o governo federal pretende facilitar o acesso das prefeituras atingidas pela seca a recursos da União. O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, aconselhou nesta segunda-feira prefeitos pernambucanos a providenciarem o Cartão de Pagamento de Defesa Civil, para sacarem, diretamente do Banco do Brasil, verbas para ações de enfrentamento aos efeitos da seca.O ministro participou de uma reunião na sede da Associação Municipalista de Pernambuco, e informou que a medida já foi adotada por municípios atingidos por enchentes. O dinheiro será liberado em duas parcelas, sendo a primeira durante apresentação de plano de trabalho ao governo federal.
O plano tem de ter, necessariamente, cinco ações: contratação de carros pipa, aquisição de ração animal, perfuração de poços, recuperação de poços e ainda hora máquina. Todos as 1.363 prefeituras atingidas pela seca estarão habilitadas ao programa, mas o total de recursos a serem liberados só será definido em reunião programada para a próxima quarta-feira, em Brasília, com presidentes de associações municipalistas do Nordeste.
A iniciativa foi anunciada menos de um mês após o governador Eduardo Campos (PSB) ter reunido os 184 prefeitos pernambucanos para divulgar uma série de medidas que contempla as prefeituras do estado com recursos financeiros, mas sem burocracia. O ministro disse que o assunto já vinha sendo amadurecido desde o ano passado, mas que a decisão foi protelada para este ano com os novos prefeitos, para evitar manipulações eleitoreiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário