quarta-feira, 13 de março de 2013

Pré-estreia de Brennand foi cereja no bolo do Recife

Prestigiadíssima a pré-estreia do filme “Francisco Brennand”, que coroou a celebração do aniversário do Recife, na noite de terça (12). Pudera: personagem e realizadora (a jovem Mariana Brennand Fortes, sobrinha-neta do artista e filha do ex-senador piauiense Heráclito Fortes) compartilham um dos sobrenomes mais ilustres do Estado, e Francisco é artista respeitado e famosíssimo na Cidade.
Era previsível, portanto, que o saguão do Cinema São Luiz ficasse abarrotado de rostos conhecidos da sociedade e da cultura, além de um ou outro do cinema. A sessão teve ares de noite de gala, com direito a tapete vermelho e convidados caprichando no visual – coisa rara em eventos do tipo, onde costumam imperar os combos tênis-e-camiseta e vestidinho-e-sandália.
Criada entre o Recife, Brasília e Teresina, Mariana Brennand Fortes afirma ser fascinada desde criança pelo trabalho do tio-avô, e diz que o fato de ser parente de Francisco Brennand não teve tanta influência em sua abordagem cinematográfica. “Eu não tinha contato com ele enquanto crescia. A intimidade foi sendo criada pela convivência, durante as filmagens. Claro que ser parte da família abriu uma brecha para a produção do filme, mas Brennand não é um artista que se recusa a receber pessoas interessadas em sua obra”, conta.
Antes do início do filme, discursou a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, representando Geraldo Julio. “Toda vez que a gente entra naquela catedral [a Oficina de Brennand] a gente sai melhor. E esse é o gênio do artista: ele melhora a humanidade”, falou. Fernando Duarte, secretário de Cultura do Estado, foi representando Eduardo Campos, e destacou a “fase extremamente importante no Brasil na produção de documentários”.
“Francisco Brennand” estreia esta sexta (15) em cidades do Sul e do Sudeste, e dia 22 no Recife.
Fonte: Pedro Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário