O programa Ciência sem Fronteira está com inscrições abertas para a concessão de bolsas de doutorado pleno para brasileiros na França. A chamada tem o objetivo de formar doutores em instituições francesas de excelência, em áreas de conhecimento consideradas de vanguarda científico-tecnológica. A bolsa terá duração de até 36 meses.
O modelo de doutorado industrial, já executado há alguns anos pela França, alia o laboratório às empresas. O aluno de doutorado faz o curso vinculado a uma empresa e investiga um tema que tenha direta aplicação para a instituição. Assim, o bolsista dividirá seu período de doutoramento entre a pesquisa em laboratório e empresas.
Para participar da seleção, o candidato precisa ter diploma de mestrado há menos de três anos da data de submissão da candidatura. Além disso, é necessário comprovar proficiência em francês.
A nova parceria foi firmada pelo Convênio Industrial de Formação através da Pesquisa (Cifre), entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e a ANRT, agência de fomento à pesquisa e inovação do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário